Não precisamos de muito para ver que é fundamental, atualmente, ler os pensadores clássicos que mudaram e moldaram o pensamento da humanidade.

Seja para entendermos melhor o modo como as pessoas pensam e agem, seja para entender a nossa própria forma de pensar e agir, muitas vezes, é tomando conhecimento das obras dos pensadores clássicos que temos acesso aos níveis mais elevados de conhecimento com relação a realidade que nos cerca.

Mais do que “conhecimento geral”, a leitura dos textos filosóficos, por exemplo, garante uma reflexão que nos conduz à autonomia e à reflexão crítica. Hoje em dia, este tipo de leitura torna-se essencial pois, inclusive, nos mostra quem somos.

Num mundo onde a tecnologia está cada vez mais dominante e modificando nossa forma de viver e trabalhar; onde as novas gerações já nascem conectadas e com as fotos e vídeo do parto sendo transmitidas em tempo real, há uma necessidade crescente de se entender questões como ética, lógica, estética, retórica, além de questionamentos universais tais como: de onde viemos, para onde vamos ou mesmo a pergunta que criou o pensar filosófico, ou seja, o que é isso que existe?

Entretanto, o desafio proposto neste artigo é fomentar a leitura em geral, e mais ainda, a leitura de textos filosóficos clássicos, visando principalmente evidenciar quão satisfatória, prazerosa e capacitante costuma ser esse tipo de leitura.

A LEITURA DE TEXTOS FILOSÓFICOS PODE MELHORAR MINHAS IDEIAS?

Mede-se a grandeza de uma ideia pela resistência que ela provoca.” Anaxágoras

Além do entretenimento educativo e da ampliação do vocabulário o hábito de ler favorece em diversos aspectos. Ler, principalmente grandes autores da história do pensamento além de aumentar seu repertório de ideias e conceitos te ajudará a desenvolver um senso crítico apoiado na lógica.

Esse tipo de leitura nos coloca em contato direto com aqueles que estudaram a fundo o universo e a realidade, auxilia a criar argumentos válidos e positivos para sua visão de mundo seja pelo conhecimento adquirido, seja pela constatação da beleza que tais ideias nos trazem. Assim como podemos afirmar que não ter contato com a literatura pode pesar negativamente.

Pena que, mesmo com a facilidade de acesso à informação e ao conhecimento disponível atualmente via web, a grande maioria é conduzida em absorver ideias prontas e superficiais, com isso não pensam e nem agem de forma autônoma.

A BAIXA QUANTIDADE E QUALIDADE DE LEITORES NO BRASIL

“Eu sempre imaginei que o paraíso seria um tipo de biblioteca”

 Jorge Luiz Borges

 

Uma pesquisa do Instituto Pró-Livro aponta que mais da metade da população brasileira se considera leitora, porém apenas 4,96 livros são lidos por ano por estes leitores. Ou seja, esse tal leitor não lê metade de um livro em um mês e, até por isso, a pesquisa considera como leitor quem leu, inteiro ou em partes, pelo menos 1 livro nos últimos 3 meses.

As mulheres são maioria, ademais 59% delas são leitoras, entre o grupo dos homens apenas são 52% de leitores. Mas quem mais lê no Brasil hoje são os jovens entre 18 e 24 anos. Sim, os jovens são os que mais lêem no Brasil. No entanto, 30% da população nunca sequer comprou um livro.

A pesquisa revelou que no geral, o brasileiro lê apenas os Livros Religiosos, Contos e Romances, Livros Didáticos e Infantis. A Bíblia é o livro mais lido em qualquer grau de escolaridade, a média chega a ser de 4 entre 10 leitores.

Outros títulos que foram citados na pesquisa foram: A Culpa É Das Estrelas, A Cabana, O Pequeno Príncipe, Cinquenta Tons de Cinza, Diário de um Banana, Crepúsculo e Harry Potter.

Sabemos que existem também os que leem apenas manuais ou resumos e saem dizendo ideias que os autores nunca disseram. A internet, por exemplo, está cheia de citações falsas. Por outro lado, também há os acadêmicos com teorias e tecnicismos que tornam o texto clássico algo fechado e abstrato.

No entanto, tudo isso está mudando e muitos estão se interessando verdadeiramente pelos pensadores assim como por filosofia e seus temas. Como já foi dito, ética, lógica, estética, retórica estão cada vez mais sendo requisitados o que torna o estudo da filosofia algo cada vez mais útil e necessário.

Além disso, a explicação didática de um pensamento complexo acaba sendo a grande sacada atual dos que ensinam e pesquisam a filosofia. Algo que há tempos estamos fazendo aqui neste blog. (Continua… )

Alguns dos textos filosóficos mais lidos por aqui

CONHEÇA TODA A NOSSA SÉRIE DE ARTIGOS:

 Leia também os nossos artigos mais lidos:

Falando especificamente da Industria 4.0 temos também os seguintes artigos:

Para quem quer saber mais sobre a utilização de Sistemas de Gestão online da Produção – MES e suas vantagens, sugerimos a leitura dos seguintes artigos: