O conhecimento se perde se não for praticado
O mercado de treinamento vem se expandindo ao longo dos anos e a cada dia se torna mais estratégico ao agregar ferramentas metodológicas e de tecnologia. As empresas já perceberam que seu maior diferencial está nas pessoas. Elas são o ponto de fusão entre a imagem que a empresa projeta e aquilo que ela verdadeiramente faz. O sucesso vai acontecer na mesma medida em que as empresas investirem em treinar seus colaboradores para que sejam eles os agentes da vitória. Ao colocar o potencial humano no centro de suas estratégias, conquista-se a admiração de colaboradores, fornecedores e, consequentemente, dos clientes. Agregar ferramentas colaborativas é uma enorme vantagem competitiva para quem busca resultados mais consistentes em inovações.
Uma pesquisa realizada pela Harvard Bussines School indica que para superar uma empresa que ocupa o primeiro lugar no seu segmento e tem com base o desenvolvimento das pessoas, são necessários 7 anos.
Se a mesma empresa ocupa uma liderança pautada no preço dos seus produtos, em apenas 60 dias ela pode ser superada. Na primeira pesquisa de mercado o concorrente pode equivaler os preços ainda que neste primeiro momento ele absorva os custos.
Quando a vantagem competitiva está na manufatura, ela garante apenas uma vantagem competitiva de 3 anos enquanto investir na propaganda acaba sendo num tempo menor ainda apenas 1 ano.
Fica claro portanto que é desenvolvendo sua equipe que uma empresa garante estar no topo, ou seja, investir nas pessoas é o que garante uma maior e melhor vantagem competitiva.