Atualmente, vivemos a era da informação. Tudo que ocorre no mundo pode ser acessado de qualquer lugar e a qualquer hora via internet. Mais do que isso: hoje as informações chegam até nós antes mesmo de nós irmos atrás delas.

Tudo está acontecendo agora e pode ser visto em tempo real, online!

Desta forma, cada vez menos utilizamos papéis e caneta,já que temos tecnologias, softwares e aplicativos para facilitar a nossa rotina.

 

 

 

Contudo, grande parte das indústrias ainda utilizam apontamento manual da produção para monitorar a produtividade, a qualidade e a eficiência de suas máquinas.Além disso, é com base nestes apontamentos que são tomadas decisões estratégicas como definição de metas de produção, contratação de mão-de-obra ou investimento em novas máquinas.

tempo

“Gerir a produção com eficiência é tomar decisões que minimizem as perdas,eliminem os tempos ociosos e estimulem ações que agregam valor ao processo produtivo e ao produto” – Flávio Dias

 

O apontamento manual funciona como um diário de bordo onde o operador da máquina ou linha de produção anota a quantidade produzida, o tempo das paradas ou se houve perda de refugo – que ocorre quando o produto fabricado não está dentro dos padrões de qualidade exigidos pelo cliente. Veja o exemplo ilustrado na imagem abaixo:

md1

A foto acima mostra o exemplo de um Apontamento manual da produção preenchida pelo operador.

Observe que o relógio marca 15:05 mas os registros de ocorrências dos tempos de parada já estão apontados até o final do turno, às 16:35.

Nessa empresa, essas informações eram apontadas, recolhidas, digitadas em planilhas Excel e apresentadas aos gestores muito tempo depois do ocorrido.

 

“O apontamento da produção é feito antes das ocorrências mas as ações corretivas ou mesmo decisões estratégicas são realizadas bem depois.”

 

É a partir das informações demonstradas em apontamentos manuais como estes que decisões importantes e estratégicas são tomadas.

As vantagens do uso desse tipo de ferramenta são claras, mas a grande questão é: Sua empresa utiliza alguma tecnologia para monitorar e fazer a gestão da produção em tempo real?

md2

Vantagens da Gestão de Produção Online

 

Com o Apontamento da Produção por um sistema online é possível ter mais controle da produção,gestão em tempo real e intervenções corretivas mais rápidas e eficazes.

 

Com a Solução Prodwin, por exemplo, é possível gerenciar os processos de fabricação e promover a melhoria contínua utilizando os indicadores de produção que são disponibilizados em tempo real sempre que você desejar e em qualquer lugar do mundo. Na ferramenta, você encontra um aliado na tomada de decisões e ações mais assertivas. E melhor: no momento que as coisas estão acontecendo!

 

 

QUAIS SÃO AS VANTAGENS DA GESTÃO ONLINE DA PRODUÇÃO?

Veja abaixo 5 vantagens de gerenciar em tempo real a produção industrial

  1. – Captura mais precisa da informação: tempos de produção, paradas e principais perdas que impactam na produtividade.
  2. – Maior tempo de utilização dos equipamentos produtivos.
  3. – Redução nos tempos de setup que garante mais eficiência e flexibilidade na produção.
  4. – Controle preciso das paradas, variações de performance e refugo.
  5. – Redução do desperdício da espera, através da comunicação eficaz e gestão a vista atualizada em tempo real.

 

Conheça o sistema, a solução do nosso parceiro Prodwin Tecnologias utilizado por mais de 500 indústrias no Brasil e no mundo!

 

Também é possível obter outros benefícios com o Sistema Prodwin, adicionando à versão básica os módulos abaixo:

pw1

 

Você que já conhece a solução da Prodwin e que usar o máximo do poder do agora na gestão industrial precisa conhecer nosso programa de treinamentos Ver e Agir.

 

Leia também: Case de Gestão online.