O que fazemos

O.E.E

Overall Equipment Effectiveness

C.E.P

Controle Estatístico de Processo

Ver e Agir

Potencialize o Uso do Sistema

M.A.S.P.

Método de Análise e Solução de Problemas




O.E.E

Overall Equipment Effectiveness

Através do O.E.E podemos não apenas avaliar o quanto é possível produzir à mais com os recursos já disponíveis mas também contingenciar as perdas.

Melhorar este indicador, portanto, significa aumentar a produtividade sem ter que gastar comprando novas máquinas, aumentar a estrutura, além de reduzir os custos operacionais através da eliminação de desperdícios.

Objetivos do Treinamento de OEE

Explicar o conceito de O.E.E através da aplicação prática da gestão da melhoria continua deste indicador na busca pela excelência e alta performance.

Estimular a implementação de ações práticas e objetivas, com baixo custo de investimento e que melhorem a disponibilidade, performance e qualidade.

Conteúdo Programático

Conceito de O.E.E
O que é O.E.E (Overall Equipment Effecttivenesss): Eficácia Global do Equipamento? Quais são os objetivos e a abrangência do gerenciamento do O.E.E?

Descrição de cada aspecto que impacta o O.E.E
O que é Disponibilidade, Performance e Qualidade? Como cada um destes aspectos afeta a Eficácia Global do Equipamento?

Cálculo do O.E.E
Como calcular o O.E.E? Por que 80% de Performance, 80% de Disponibilidade e 80% de Qualidade é igual a apenas 51,2% de O.E.E?

Reflexão sobre O.E.E X T.E.E.P
É possível um O.E.E de 100%? Como definir metas de O.E.E?

Melhores Práticas
Como identificar, analisar e aumentar o O.E.E?

Compartilhamentos de cases e vivências das nossas realizações nas implantações de projetos de gestão on line do O.E.E e os principais ganhos obtidos.

Aplicação Prática (Dinâmica em grupo)
Elaboração de Plano de Ação para ganho de O.E.E através da eliminação das perdas que impactam diretamente a disponibilidade, a performance e a qualidade.

Retorno Financeiro da Melhoria do OEE
Quanto vale aumentar 1% de O.E.E?

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C.E.P

Controle Estatístico de Processo

Controle Estatístico de Processo

O C.E.P é um sistema de inspeção por amostragem, que através de dados estatísticos e análise gráfica, valida se o processo está dentro de controle.

Objetivos do Treinamento de C.E.P

Explicar os conceitos estatístico básicos para utilização do C.E.P, tais como: desvio padrão, histograma, análise do sistema de medição, interpretação de cartas de controle, cálculos de tamanho de amostra e capabilidade de processo.

Capacitar os participantes para controlar estatisticamente processos reduzindo as variações que geram perdas na produção industrial.

 

Conteúdo Programático

Conceito e abrangência do C.E.P
O que é Controle Estatístico de Processo? Para que serve o C.E.P?
Controle: Analise do Sistema de Medição
O que é precisão e acuracidade? O que é repetibilidade e reprodutibilidade?
Estatística Descritiva
O que são dados contínuos e dados discretos? O que é desvio padrão? Como utilizar um histograma para medir a variação de um processo?
Cartas de Controle Estatístico de Processo
Quais regras determinam tendências das variações nos processos produtivos? Como utilizar as cartas de controle X, R, S?
Cálculo de Capabilidade de Processo (CP e CPk)
Como determinar se um processo é capaz ou não de atender os requisitos de qualidade especificados pelo cliente? Como definir o tamanho da amostragem garantindo qualidade mesmo sem inspecionar 100%?
Introdução a Metodologia Seis Sigma
Histórico e aplicação da metodologia Seis Sigma
Aplicação prática
Dinâmica em grupo com Exercícios Práticos envolvendo Estudos de Caso.
Compartilhamentos de cases e vivências das nossas realizações nas implantações de projetos de melhoria e os principais ganhos obtidos.

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Ver e Agir

Potencialize o Uso do Sistema

Programa ver e agir: Potencialize o uso do sistema de gestão on line PW1.

O Sistema Pw-1 é uma excelente ferramenta de aferição e monitoramento da produtividade do chão de fábrica. Essa ferramenta de gestão evidencia todos os problemas que impactam a otimização dos recursos de produção (equipamentos, suprimentos e mão de obra).

Torna-se fundamental após a implantação do Sistema Pw-1, um efetivo acompanhamento para obter ganhos de produtividade com maior rapidez e consistência.

A fim de proporcionar a nossos clientes o melhor resultado possível na utilização dos recursos, preparamos este módulo de acompanhamento “Ver e Agir”, como segue:

  • Diagnóstico de utilização do Sistema PW-1
  • Treinamento operacional: garanta acuracidade no apontamento
  • Treinamento de cadastros: garanta acuracidade dos dados cadastrais
  • Treinamento de navegação: identifique perdas e defina prioridades
  • Treinamento de gráficos: analise tendência e melhore continuamente
  • Treinamento de relatório: acompanhe o histórico e alcance as metas
Objetivos do programa de treinamentos “Ver e Agir”
  • Revitalizar e potencializar a utilização do Sistema PW-1
  • Formar “key-users” (Administradores) do Sistema PW-1
  • Alinhar os dados padrões com os dados reais
  • Aprimorar a utilização do coletor de dados Ip64 pelo operador
  • Colocar em prática as informações apresentados no treinamento teórico (Acompanhamento no local de trabalho, “on the job”)
  • Agrupar os diversos departamentos a fim de propor ações objetivas para ganho de produtividade
Resultados esperados “Ver e Agir”
  • Fortalecimento da gestão em tempo real através da utilização do Sistema PW-1 nas atividades rotineiras e na gestão à vista
  • Utilização do sistema em reuniões e apresentação de resultados
  • Apresentação pelos participantes de ações práticas e objetivas aliando suas vivências aos dados disponíveis no Sistema PW-1

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M.A.S.P.

Método de Análise e Solução de Problemas

Este método permanece atual e em prática contínua, sendo aplicado regular e progressivamente por organizações de todos os portes e ramos, pois se trata de uma metodologia para manter e controlar a qualidade de produtos, processos ou serviços.

Objetivos do Treinamento de M.A.S.P

Explicar as aplicações práticas das principais técnicas para identificar, analisar e solucionar problemas que impactam a produtividade e qualidade dos processos.

Capacitar os participantes para utilizar o M.A.S.P na melhoria continua dos processos.

Conteúdo Programático

Conceito de M.A.S.P
O que é o Método de Análise de Solução de Problemas?
Quais são os objetivos e a abrangência do M.A.S.P?
Aplicação das Ferramentas da Qualidade para Análise e Solução de Problemas
Quais Ferramentas da Qualidade são utilizadas para identificar e/ ou analisar problemas? Quais garantem os melhores resultados na solução?
Etapas para Implantação do M.A.S.P focado em Melhoria Contínua
Qual o passo a passo para implantação M.A.S.P?
Como garantir que não haja reincidência dos problemas e promover a melhoria continua? Qual a relação entre M.A.S.P, P.D.C.A e D.M.A.I.C?
Aplicação prática
Dinâmica em grupo com Exercícios Práticos envolvendo Estudos de Caso.
Compartilhamentos de cases e vivências das nossas realizações nas implantações de projetos de melhoria de processos e os principais ganhos obtidos.

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