Conheça as 3 razões para aliar a aplicação de um MES com um treinamento especializado na sua produção!

Um Sistema de Execução da Manufatura – MES, do inglês Manufacturing Execution System – é uma estruturada e robusta solução empresarial desenvolvida estrategicamente para a gestão do chão de fábrica. Propagada na indústria desde os anos 90, muitas companhias no Brasil vem obtendo melhor desempenho com sua utilização.

Afinal de contas, uma solução MES dispõe de inúmeras informações em tempo real com a finalidade de promover um gerenciamento e processo decisório muito mais eficaz, ocasionando em resultados tanto fabris quanto corporativos mais condizentes com um dos objetivos vitais de qualquer organização: elevar sua competitividade.

Entretanto, independente se sua produção já trabalha ou vai começar a ser gerenciada com base nos fundamentos da Indústria 4.0, investir em treinamentos especializados para obtenção de melhor performance com esta ferramenta é crucial para garantir a constância na busca pela excelência operacional e vantagem competitiva.

É por isto que neste artigo, você irá descobrir quais são os 3 benefícios conquistados somente pelas companhias que contam com um serviço especializado de treinamento MES na sua produção, além de entender como de fato este sistema pode funcionar na sua indústria. Vamos lá?

EM PRIMEIRO LUGAR, ENTENDA COMO FUNCIONA UMA SOLUÇÃO MES NO CHÃO DE FÁBRICA!

Imagine uma produção industrial, ou melhor, se possível, imagine o chão de fábrica da sua própria empresa: inerente a este complexo de variáveis, você irá visualizar máquinas paradas e em processamento, operadores, matérias-primas e produtos acabados em movimento, mantenedores e operadores logísticos, e por aí vai, certo?

Então, nos dias atuais, não dá mais pra gerenciar com um alto nível competitivo toda esta quantidade de dados e informações só com apontamentos manuais ou mesmo com planilhas no Excel. Apesar do OEE ser um grande agente facilitador, usá-lo desta forma já deixou faz tempo de ser viável em termos de competitividade operacional.

E é aí que entra a solução MES. Com o propósito de garantir a plena gestão da cadeia manufatureira com a disposição instantânea e confiável de informações via notebook ou celular, os gestores conseguem atuar com maior assertividade perante os vários contratempos que tendem ocorrer diariamente, conforme os exemplos abaixo:

  • DISPONIBILIDADE:

Quando uma máquina para de funcionar, até o operário notificar o supervisor, e depois ele identificar a causa do problema – se manutenção ou falta de matéria prima, para que só assim ele possa contatar o setor responsável para resolver a situação, isto já levou um bom tempo, não é verdade?

Já imaginou então a possibilidade de todos os envolvidos pelo incidente no chão de fábrica receber uma notificação em tempo real? Com um MES, isto é exequível. E lógico, além de ações corretivas, projetos de melhoria para aumento de MTBF e redução de MTTR, por exemplo, também podem agora ter uma aplicação muito mais eficaz.

  • EFICIÊNCIA:

É comum vermos ainda fábricas que contam com quadros físicos na produção para inserir os indicadores atualizados do dia anterior, não é mesmo? Contudo, são os meios que resultam nos fins, e não o contrário. Logo, dispor de dashboards digitais é uma moderna solução que pode estimular ainda mais a eficiência de uma operação fabril.

 

  • QUALIDADE:

Para mitigar ao máximo os refugos e retrabalhos gerados em um dia, mês ou até ano, projetos para melhoria de desempenho podem ser desenvolvidos. Todavia, para ser adequada a aplicação de um projeto Seis Sigma, por exemplo, os dados coletados precisam ser reais e atualizados – condições estas provenientes de uma solução MES.

IMPLANTOU UM MES OU VAI IMPLANTAR? CONHEÇA OS 3 BENEFÍCIOS DE UM TREINAMENTO!

  1. ENGAJAMENTO HUMANO:

Uma empresa é formada por pessoas, e um sistema de manufatura constituído por engenheiros, analistas, operários e estagiários. Implantar um MES na sua produção e deixar de investir em um treinamento impede o avanço do que nós da MD Training consideramos como a maior vantagem competitiva de um negócio: o potencial humano.

Aqui, não vale só treinamentos para potencializar o uso de uma solução MES – como o Ver e Agir. A abordagem de novas metodologias e ferramentas promove um aprendizado mútuo e contínuo, e propicia um sentimento de equipe e colaboração que resulta em longo prazo no aumento constante da curva de crescimento organizacional.

  1. PRODUTIVIDADE CONSTANTE:

É bem provável que você já até saiba como funciona a MASP – Metodologia para Análise e Solução de Problemas, o CEP – Controle Estatístico de Processos, e o OEE – Eficácia Global do Equipamento. Mas e a equipe da qual faz parte, os colaboradores-chave para aumento de desempenho também sabem utilizar com eficiência essas ferramentas?

Para intensificar a produtividade e alcançar o status de excelência operacional – com índice de OEE igual ou acima de 85%, uma fábrica precisa contar com certos integrantes que saibam aplicar e gerenciar na íntegra estas e outras inúmeras ferramentas. E é somente com periódicos treinamentos específicos que estes dois objetivos são satisfeitos.

  1. LUCRATIVIDADE:

E por fim, a lucratividade. Afinal, como sabemos, uma das principais – e mais importantes – metas de qualquer companhia é o lucro – uma variável que representa um resultado final. Porém, é decorrente de treinamentos atrelados a metodologias de melhoria contínua que este indicador corporativo consegue ser ainda mais estimulado.

QUER SABER COMO FUNCIONA O SISTEMA MES E OS TREINAMENTOS AQUI DA MD TRAINING?

E aí, gostou de conferir os 3 benefícios obtidos apenas pelas empresas que investem em treinamento?

Para continuar por dentro deste universo da Indústria 4.0 não tem erro: veja como funciona a solução MES da Prodwin, continue acompanhando nosso Blog, e confira também como nossos treinamentos aqui da MD Training podem te ajudar! E claro, ficou com dúvida, fique à vontade para entrar em contato!

Agende uma apresentação do MES da Prodwin no site da Representante MD Training Pessoas Produtividade Lucro